quinta-feira, 22 de julho de 2010

Eu x Eu


"Tenho tentado aprender a ser humilde. A engolir o nãos que a vida te enfia goela abaixo. A lamber o chão dos palácios. A me sentir desprezado-como-um-cão, e tudo bem, acordar, escovar os dentes, tomar café e continuar."
caio F. Abreu

Olho para o espelho e analiso cada detalhe.
Meu tamanho aumentou, quem diria que eu já estaria tão grande?
Olha! Já tenho pelos espalhados pelo rosto e algumas marcas já se tornam parte de mim. Meu rosto... Não está tão diferente, está mais maduro, mais real, mas não diferente... Meus cabelos começam a dar sinal que já não sou aquele jovem de cabelos fartos. Me olho no espelho. Mas não vejo apenas aquela imagem, vejo a imagem da criança chorando porque roubaram suas figurinhas na escola... Aquela mesma criança que ria tanto enquanto brincava com seus coleguinhas. Vejo a imagem daquele ‘aborrecente’ que tudo que lutava era para ter mais liberdade, e por meio de tantos conflitos que vivia ainda assim ria de bobagens e brincava de ser invisível. Olho novamente para o espelho. Autocrítica. Através da minha imagem eu posso notar meus defeitos tão medonhos e minhas qualidades tão enfatizadas que conheço tão bem. Aquele dia que magoei alguém ou quem sabe aquela vez que apenas com um abraço curei uma dor... Tudo vem à tona. Eu, Eu, Eu, Eu, Eu, Eu sou tantos em um só. Sou tantas faces numa mesma ferida, sou tanto amor em um único abraço... Sou tanto choro em uma despedida, sou tanta fé depositada em um sonho, sou tanto carinho depois de uma noite difícil, sou tanta doçura depois do amargo, sou tanta vontade contida daquele desejo ainda não realizado, sou tão ansiedade de sentimentos, sou tanta dor depois de uma rejeição, sou tanta intensidade que me perco em mim! Sou tanto veneno quando me maltratam, sou tão mal contradizendo coisas boas, sou tão sangue fervilhando de emoções! Sou tão véspera de prova em que meus nervos ficam à flor da pele, sou tão dança quando me perco na música, sou tão ator da vida que atua nesse teatro que se chama mundo, sou tão fogo querendo queimar ou enlouquecer aqueles a qual me refiro(e firo)... Sou tão minha família tentando me proteger do mundo lá fora, sou tão meus amigos me ensinando a dar os primeiros passos ‘sozinho’, sou tão meus amores perdidos ou que ainda encontrarei... Sou tão menino esperando aquele sonho da padaria ou aquele brinquedo sem tanto valor material, que com os olhos marejados, vislumbra o futuro, vislumbra as vontades, anseios desejos. Sou tão adulto quando me vejo envolto de responsabilidades, sou tão idoso quando me vejo cansado do mundo. Eu sou tão eu, que às vezes tenho medo de mim. Eu, Eu, Eu, Eu, Eu... No final, sou apenas Eu x Eu, lutando um contra/a favor do outro nessa 'terra de gigantes'. Eu, cheio de defeitos, de mesmices, de qualidades, de chatices, esquisitices, vontades, amores, amizades... Eu, apenas eu.

9 comentários:

  1. Certa vez também me peguei olhando pro espelho, e assim, como num passe de mágicas, várias perguntas começaram a surgir, coisas idiotas, coisas reais, coisas sem resposta. Minha mãe me chamou e o transe acabou, é difícil enfrentar a si mesmo; assumir o seu verdadeiro 'Eu', não que 'nós' não tenhamos dificuldades para isso, mas criar coragem pra aceitar uma real condição que para muitos é um carma, exige muita coragem, muito potencial. Eu x Eu, é sempre constante, é sempre atual, uma competição interna de sentimentos, de pensamentos, conflitos absurdos. Mas como sempre, temos que estar de cabeça erguida e com um sorriso no rosto pra enfrentar a tudo e a todos, sem transparecer que por dentro estamos em uma constante guerra.
    Aaai Jhony, lindo seu texto, você sabe muito bem se expressar, adorei.
    Espero te ver na #k7bills, rs.
    Suuuper beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Me lembrou Clarice num conto: "7 de Julho de 1974. Eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu!".
    Sabe o que você é? Humano! Além do normal. Intenso! Me identifiquei muito com esse texto... também sinto que existem vários Gustavos... ou melhor, são extensões de um único Gustavo. É difícil ser o que se é, não é? Mas é o único caminho para ser essência. Do contrário, seríamos só matéria de gente nesse mundo esquisito.
    Beijos, menino-homem Jhony! *-*

    ResponderExcluir
  3. ' Muito bom.
    Já parei p. pensar e olhar no espelho como eu mudei, mas não tão por fora, talvez por dentro, nas minhas conquistas, nos meus avanços que pareciam ser impossíveis; mas, hoje olho p. o espelho e vejo que ainda há uma menininha dentro de mim (mesmo ainda tendo 17 anos), mas essa menininha, cresceu, evoluiiu, e então, essa menininha sou EU.

    Adorei o seu post, enfim, somos apenas eu e você.
    Você, apenas você.
    Eu, apenas eu.

    beijão !

    ResponderExcluir
  4. Volta e meia quando escovo os dentes ou faço a barba, fico me perguntando quem é que está aparecendo no espelho. Respostas vão e vem no meio de tantas icógnitas, ainda. Ainda, porque me faço pensar no "amanhã", no como eu serei.
    Penso também em tudo que passei, de quando era pequeno até hoje, também dá saudades de épocas que me marcaram. Ou então de quem eu passei pertinho e nada mais. "Será que eu fiz certo?", "Eu queria voltar no tempo e arrumar", é o que me pergunto sobre essas ocasiões.
    A gente tem tantas faces, uma pra cada momento, mas que nçao deixam de fazer parte da gente.
    Ainda é pouca coisa, quando dá esses momentos de "Eu vs Eu", fico imaginando o quanta coisa ainda tem por vir nesse mundo.

    Gostei do post, faz a gente pensar longe... longe...!

    É isso aí
    VLW!

    ResponderExcluir
  5. Sempre somos nossos maiores inimigos. Lutamos contra quem somos para buscar sempre aquilo que queremos. É muito difícil assumir a própria identidade, por isso criamos diversas extensões de nós mesmos. Bom texto!

    []'s

    http://musikaholic.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Paço parte do meu tempo filosofando essas coisas; se isso não nos leva a nada, aceitar as coisas 'como elas são' nos levará menos ainda.
    Isso de ser a gente mesmo ainda nos levará além.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  7. Acho fascinante este tema. O Exercício da auto-analise, auto-crítica. Adorei o blog! Ja sou uma seguidora!!

    http://orasbolotas.blogspot.com/
    http://orasbolotas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Texto fantástico!!!
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  9. ownti,gostei do teu blog,pra ser um blog masculino.

    visita o meu
    http://shealves.blogspot.com/
    ;*

    ResponderExcluir