quarta-feira, 7 de julho de 2010

Não esperar nada, esse é o segredo!


"É preciso estar distraído e não esperando absolutamente nada. Não há nada a ser esperado. Nem desesperado."
(Caio F. de Abreu)

Uma lição que aprendi durante esses anos é que não devemos esperar nada de ninguém. Não devemos esperar um sorriso daquela pessoa ou quem sabe palavras de amor... Não devemos esperar que aquilo que tanto sonhamos seja realizado. Não, não devemos esperar nada! Pois só assim aprenderemos a dar valor nas coisas que realmente valem a pena, só assim compreenderemos que tudo é muito melhor quando vem com a surpresa, com a alegria de não esperar que aquela pessoa te mandasse um SMS antes de você ir dormir, e quando está na cama recebe aquela mensagem jamais imaginada. Ou quem sabe, um lugar que você nunca nem pensou em ir e por lá conhecer tantas coisas maravilhosas que você poderia ter perdido caso esperasse demais. Ser surpreendido pela vida... É esse meu lema de vida de uns tempos pra cá. Não esperar nada, pois quando acontecer ficarei feliz e grato pela surpresa. Chega de se desesperar a toa, afinal a vida é essa surpresa diária onde acordamos e nem sabemos se realmente voltaremos a dormir.
Não espere nada, de ninguém! Pois quando algo de bom acontecer, você saberá valorizar isso e verá o quanto é agradável e doce se deixar surpreender.

4 comentários:

  1. É tão bom estar distraído ou 'não preocupado', pois quando as coisas boas se aproximam de nós, a surpresa disso enfeita todo o nosso ser. E é gratificante, pois não houve solicitação, apenas as energias boas vieram ao teu encontro e te... hum... presentearam com um toque sutil que lhe deu felicidade.

    Mas há uma vertente:
    "O cerimonial das palavras desacertadas. Ele procurava e não via, ela não via que ele não vira, ela que, estava ali, no entanto. [...] Foram então aprender que, não se estando distraído, o telefone não toca, e é preciso sair de casa para que a carta chegue, e quando o telefone finalmente toca, o deserto da espera já cortou os fios."
    Clarice Lispector em "Uma aprendizagem".

    ...

    ResponderExcluir
  2. Sim. Não esperar nada deve ser muito bom, mas eu quase não consigo, preciso tirar toda essa aflição que me consome depois de um dia junto com alguém esperando sempre que o mesmo faça alguma suspresa, e logo depois disso vem a frustração; a vontade de ligar perguntando o que foi que aconteceu? Ai Jhonizito, rs, você ai dizendo que não se deve esperar nada de ninguém, está mais do que correto, mas e quem vive na penumbra, na incerteza, na duvida, tem que esperar pois talvez a surpresa não a agrade. Eu sou um desses, a impaciencia e o medo são constantes companheiros, Mas eu vou parar de esperar, rs. !
    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  3. Bom pra min isso é impossivel, sempre espero muito da outra pessoa, mas estou tentando mudar isso em min!! Espero conseguir um dia!!

    ResponderExcluir
  4. Eita! Me lembrou mais uma vez Fernando Pessoa: "... Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. ..."

    Assim é bem melhor; não há surpresas desagradáveis. Às vezes a "aparente" frieza é o melhor caminha, uma proteção.

    Beijos, menino iluminado!

    ResponderExcluir