quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Corda Bamba-Vida

Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.
Clarice Lispector

Olho e vejo aquela doce menina bambeando em sua corda bamba. Vai passando cuidadosa, olhando apenas para frente, para o futuro. Ela pode cair, ela sabe o risco que tem... Mas continua.
Ops! Que susto! Ela quase vai de vez para baixo. Mas, a doce e meiga menina das sapatilhas douradas por mais amedrontada que esteja, segue sua fé com seu ritmo, sua coragem, sua vontade.
Ela, que não perde a doçura por mais ventos que venham, continua ali, firme em seu propósito de chegar ao outro lado. Calma, doce, serena... Ela continua. Por mais que muitas vezes ela quase cai, mesmo assim. Ela se vê disposta a se esborrachar no chão só para conseguir o prazer de ter passado em sua corda bamba e ir com toda força para o futuro que a espera. Olha! Como brilham os olhos da menina ao passar pela corda bamba-vida, olha o prazer dela em fazer daquele momento algo muito mais intenso que apenas uma passagem, ela faz daquilo seu motivo, sua vontade, sua paz. Em seus olhos ela mostra a intensidade que sua própria doçura esconde,
a menina intensa como uma borboleta ao sair do casulo, imensa como a sua vontade cheia de novos sonhos, novas cordas bambas, novas cores.
A corda bamba-vida balança e os ventos tempestivos estão ousando perturbar a serenidade da bela menina. E ela, por sua vez, quase olha para os lados... Porém, se lembra do conselho de alguém que foi muito sábio quando disse:
- Não filha, não olhe para os lados quando um problema aparecer, enfrente-o olhando em seus olhos. Encare seu problema e não deixe que ele reflita em seu olhar.
E foi assim que a bela menina dos olhos claros como o céu azul foi perseguindo seu objetivo. Os olhos da menina agora não apenas brilham, como saltitam para fora de suas bochechas rosadas e alegres. Novas cordas bambas a menina terá pela frente e ela continuará assim:
Passando pela corda bamba, enfrentando os ventos fortes e seguindo, seguindo...

13 comentários:

  1. Pois é, viver tem muuuuuito disso, não é? Achar o equilíbrio das coisa é difícil. O segredo é ter foco. E muita boa vontade. Texto lindo, Jhony! *-*

    ResponderExcluir
  2. bellissimo texto
    gostei muito.
    prbns e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Linda Crônica realista essa sua, matáfora da vida real, digna e poetica, a vida seria tão mais linda se conseguissimos ainda que na corda bamba olhar para os problemas e enfrentá-los assim de frente e de uma forma altiva, e quão bom seria se tivessesmos todos conselheiros tão bons na vida, e ainda mais, o quanto seria divertido encarar os riscos da vida e continuar assim como a menina (a sua menina) seguindo, seguindo... lindo, lindissimo!parabéns sempre!

    ResponderExcluir
  4. Amei... sem palavras :x Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Super bacana o post (:, um beijo.
    Passa lá no TEAM:
    http://yankavaz.blogspot.com/
    aguardo ;*

    ResponderExcluir
  6. Estou muito chateada Valentim... muito mesmo!
    Como vc nunca comentou no meu blog e ainda por cima fez um blog e nunca me mandou? E sem falar nesse texto, né?
    Cada palavra escrita pra mim.
    Hoje cai da corda-bamba... to toda quebrada, me parti em milhões de pedaços. To parecendo poeira de estrela cadente, que a gente acha que é estrela mais não passa de rocha perdida pelo universo, oriunda de astros mortos... pois é
    sou isso!

    Obrigada pelo carinho, de verdade!

    ResponderExcluir
  7. Ah, to chateada, mas só pra te avisar!
    Eu te perdoou!
    seguindo aqui

    ResponderExcluir
  8. O primeiro comentário expressa bem a minha opinião. A vida é mesmo uma corda bamba, cheia de altos e baixos, o importante é encarar os desafios e seguir em frente!

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. A vida é realmente um mistério, ora incrivel, oras assustador e é nessa "corda bamba" que estamos destinados a viver, ganhar, perde e aprender mesmo que machuque muit a queda. O meio termo, o equilíbrio é preciso ser buscado para que tenhamos harmonia nas decisões e sentimentos, mesmo que isso seja dificil! Muito bom seu texto cara, como sempre o blog tá show!

    www.catarseonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. COmo sempre, se superando a cada texto né, rs. Adorei Jhony, muito bom mesmo! Gostei do começo quando fala 'menina das sapatilhas douradas por mais amedrontada que esteja, segue sua fé com seu ritmo, sua coragem, sua vontade' achei muito tocante.
    Parabéns amoor. beijo beijo <3

    ResponderExcluir
  11. Belo texto, na vida tão corrida que levamos nos tempos de hj, temos que aprender a seguir em frente sem olhar para os lados, mas encarando os problemas e frente...

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito, por um simples motivo: me identifiquei com a "menina-da-corda-bamba" !

    Um bom texto é aquele que toca e transforma. O seu conseguiu isso hoje.

    Beijo doce, de afeto e gratidão.

    P.S.: Divulguei no twitter.

    ResponderExcluir
  13. Meu amooor. E quem nunca esteve na corda bamba né?
    A diferença é que nem sempre encaramos como ela, que segue em frente visando somente o seu objetivo. Mtas vezes nos distraimos e caimos.
    Até que um dia nos transformamos em profissionais e deixaremos nossa imaturidade de lado. Assim, a corda é apenas um meio.

    Te amo, meu lindão. SAudadees ><

    ResponderExcluir