segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dois caminhos. Muitas possibilidades. Um receio.


Ando devagar por que já tive pressa
E levo esse sorriso por que já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe,
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Nada sei.
Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir...
(...)Todo mundo ama um dia todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz.
Almir Sater

É tão estranho quando olhamos para frente e temos dois caminhos a seguir. Sim, como uma estrada, onde duas placas apontam o lugar que devemos escolher para que o destino nos leve com segurança ao ponto final dessa trajetória. Escolhas. Me pego olhando para as duas possibilidades que tenho e em ambas não tenho idéia do que pode acontecer. Começo a pesar os prós e contras, coloco tudo na balança. Ela por sua vez, para se mostrar neutra, fica em uma posição igualitária. Os caminhos, os dois caminhos a minha frente. Ambos me metem medo e me causam uma dor de cabeça danada. Porém, ambos me mostram coisas tão boas que me aliviam todas as dores.
Mas sabe o que eu queria, de verdade? Era achar um atalho.
Ir cortando os caminhos entre os dois destinos, quebrando os galhos, indo intenso entre o meio de ambos para ver o que de diferente a vida me reserva. E me reserva, como eu sei disso!
Quero ir cortando os caminhos entre a vontade de te rever e conhecer o novo. Quero ir quebrando os galhos no meio da minha saudade com a minha ansiedade de futuro! Eu quero, realmente eu preciso conhecer o diferente. Algo que realmente tire meus pés do chão e faça cócegas no meu nariz com a pontinha de felicidade. Quero acordar em um lugar que nunca conheci e ver paisagens que nunca havia notado antes pelo mesmo caminho que faço todo santo dia! Quero olhar para a minha volta e ver que a vida é leve, caso eu não sobrecarregue demais ela. Quero de verdade, achar um atalho que me leve para meu futuro com paz de espírito e sossego no coração. Quero tudo. Tudo que tenho direito de melhor, e tudo de pior que serei obrigado a passar para evoluir. Chega! Sofrer não está em alta.
O que está em alta hoje é ser feliz e buscar essa felicidade. E eu vou encontrá-la, nem que seja dentro de um baú de tesouro recheado de amores e sabores. Eu vou encontrar a tal felicidade, que já se mostra presente em minha vida, porém não tão intensa e latente quanto eu quero. Vou encontrar cada pedacinho que falta do meu coração, para montá-lo de novo. Nem que para isso, eu ainda tenha que pegar muitos caminhos, atalhos e decisões. Tudo isso faz parte da vida, que além de louca é breve, é rápida, é intrínseca e maravilhosa.

7 comentários:

  1. Ah! Esse trecho que você escolheu para começar o seu post hoje é incrivel, com uma naturalidade e suavidade caipira, o Almir Sater conseguiu nos trazer em forma de canção esse sentimento de caminho que a vida tem... É realmente muito gostoso poder pensar nas possbilidades, supormos o que poderia ter acontecido se tivessemos feito assim ao invés de assado ou como será e o que faremos, muito embora seja andiloso. Parabéns pelo post e pelo blog, sou fã do teu blog também cara, muito obrigado pelos elogios ao Catarse.

    Grande abraço,

    www.catarseonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que engraçado, nestas duas ultimas semanas a música que não paro de ouvir é "Tocando em frente" na voz da Bethânia. Mas, enfim, em se tratando da vida, nunca poderemos encurtar o caminho para chegar antes, é quase inútil e o tempo que fazemos tentando isso pode ser até vão, se não fossem as revelações que esta mesma tentativa nos traz. Nossas dúvidas que sempre nos privam do que poderia ter sido, não fosse o receio. Tenha calma e deixe estar e acontecer, o universo conspira a nosso favor, se assim quisermos.. A vida pode não ser tão 'intensa ou latente' quanto queremos, mas olhe ao redor e nas coisas que tem feito ou quanto tem interferido na natureza das coisas. Você concluirá: "É...".

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela capacidade criativa e de sintetização dos sentimentos em palavras.
    É sempre muito difícil escrever sobre coisas tão abstratas como as emoções humanas e suas vertentes.

    Seu blog é bem coerente e tem cores sóbrias.
    Prazer passar por aqui. Estou seguindo.
    Grande abraço.

    Sempre que quiser rir e se distrair, passe no RFPostando: http://rfpostando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Então que seja por estradas, atalhos, rios, selva, mares - não importa como. O que importa é vencer o cansaço e buscar a felicidade sem fim, sem descanso. Caminho difícil, penosa, mas de recompensa garantida.
    Você escreve inteiro, Jhony!

    ResponderExcluir
  5. Post excelente! Parabéns!
    Todos os dias me sinto assim. Cheio de escolhas.

    Gui Dutra

    ResponderExcluir
  6. Poeta, sensivel e intenso é você! continue a compartilhar de seus sentires conosco..gosto da sua literatura individual!

    parabéns! te sigo!

    ResponderExcluir
  7. Uma das postagens mais sensacionais que li nos últimos tempos nessas andanças por blogs. Você escreve muito bem e soube expressar as dúvidas e sentimentos dúbios que nos acampanham pela vida, com sensibilidade e elegância. Parabéns! Realmente poderia haver um caminho mais fácil para a felicidade, talvez haja, mas estamos tão pressos a nossa realidade cotidiana que esquecemos das coisas simples e prazerosas da vida. Essas direções opostas sempre guardam surpresas, que sem dúvida nos enchem de medo, mas, enfim, faz parte da vida e provavelmente seja isso que nos faz seguir em frente!

    Abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir