terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lembra da última vez que sorrimos?


Era isso — aquela outra vida, inesperadamente misturada à minha, olhando a minha opaca vida com os mesmos olhos atentos com que eu a olhava.
Caio Fernando Abreu

- É, fazia tempo que não vínhamos nesse bar.
(Suspirou fundo e o silêncio pairou ali por alguns segundos)
- Fazia tempo que não íamos a lugar algum...
- Lembra da última vez que sorrimos?
- Não. Deve fazer muito tempo. Mas lembro que era lindo.
- E faz, faz tempo sim. Acho que faz mais tempo do que o momento em que nos perdemos... E não nos perdemos de uma forma doce, delicada e quase imperceptível. Nos perdemos da forma visceral que sempre fomos! Nos perdemos da mesma forma que foi nosso primeiro beijo: Intenso, real, vivo, perdido... Nos perdemos de um jeito que nem mesmo entendemos. Jogamos-nos do alto de um precipício e quando chegávamos ao chão soltamos nossas mãos, soltamos nossos braços e abrimos ele como se a sensação da queda fosse doce mas não era, não gostávamos da queda mas talvez precisássemos nos perder... Sabe, como quando uma criança perde aquele brinquedo que tanto amava para aprender a dar valor? Pois é... Meu bibelô de Cristal está perdido, quem sabe talvez quebrado, trincado... Sujo sei que está, e não está por perto para eu depositar toda minha parte e todo meu amor que sobra dentro de mim. Nosso amor era tão lindo Menina, lindo de encher os olhos. Lindo de um jeito que até mesmo a lua se invejava de nunca ter vivido algo tão cheio, tão farto que chegava a transbordar pelos nossos olhos. Era lindo, era doce, era limpo e agora está sujo, perdido.
- O que se perde, um dia se encontra?
- Nem sempre, talvez o que se perdeu esteja do seu lado e você não viu porque não quis. Não encontrou porque não procurou. Talvez já não sentisse falta. Talvez aquela outra parte do bibelô de cristal não era tão importante assim... E eu só sei de uma coisa, quando você não procura é porque vive bem sem.
- E o que se quebra, trinca... Tem um jeito de ser consertado?
- Nem sempre. Quem sabe? Mas antes deve ser encontrado.
- Por favor, conserte seu bibelô, talvez ele precise disso mais do que você imagina.
Ele sorriu, e ela com os olhos cheios de lágrima sentia-se de novo aquela coisinha chamada esperança. Aquela coisa que nos conduz a um fio de felicidade tendo certeza que ela um dia vai existir. Vai existir, vai sim. De mãos dadas saíram do bar. O bibelô precisava de um conserto enquanto o seu dono, todo delicado colava e limpava cada parte do seu coração de cristal trincado pelo tempo. Agora sim, a lua já não se inveja desse amor, ela sente orgulho por presenciar algo tão lindo assim.

Para ouvir enquanto lê: De Janeiro a Janeiro - Roberta Campos

15 comentários:

  1. Que Lindo!
    Realmente muitas vezes perdemos a esperança e é difícil reativa-lá aqui dentro de nós pelas tantas mágoas que aconteçem hoje em dia.
    Adorei, abraços
    http://ivonecordeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns! Ótimas palavras :D

    []'s
    blog.avoado.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, você só para pra pensar no que perdeu quando realmente aquilo for fazer falta, isso é fato :/ E é a maior sensação de impotência isso. Não deixar as coisas boas se perderem! é a lei. rs Otimo texto meu lindo, beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo, texto lindo, palavras certas, bem empregadas! Parabéns!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Um texto de perdas e ganhos...muito bem redigido...alias tudo que começa e termina em um bar é bom pra cacete.

    obrigado pela visita !

    http://universovonserran.blogspot.com/

    blog premiado e indicado pelo jornal destak

    sigo e comento quem seguir e comentar

    ResponderExcluir
  6. quando comecei a ler, e vi a palavra Bar, já me empolguei kk

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Que conto... "limpar cada parte de seu coração de cristal trincado pelo tempo..." diz tanta coisa, mostra tanta coisas. Bom seria se todos assim vissem.

    ResponderExcluir
  8. texto otimississimo *_* parabens

    se quiser trocar banner entre em contato



    http://tabernadoviking2.blogspot.com/2011/01/coisas-de-viking.html

    ResponderExcluir
  9. Perder pra dar o devido valor, infelizmente é assim.
    e as vezes uma obra velha e danificada, ao ser reformada fica mais bonita e forte.

    ^^ Lindas palavras.

    ResponderExcluir
  10. está de parabéns, muito legal.. vou acompanhar sempre! dá uma passadinha no meu também http://twohearts2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Quanto tempo não venho aqui!

    E ao voltar esse post me capturou. O motivo? Ele não fala de um amor inventado mas real, no qual a esperança acompanha os passos e faz os momentos terem sabor.

    Não posso te desejar algo diferente do uq eum amor assim. Amor que nos faz melhor!

    Bjo doce, querido!

    ResponderExcluir
  12. O mundo secreto de Lola.
    O novo blog que está na internet. Lola vai falar com você todos os dias sobre, todos os tipos de assunto; Desde moda até assuntos da vida. Lola também pode ser encontrada no Facebook (Lola Fernandes), Tumblr (O mundo secreto de Lola) e Twittter (@Lola_imagine). E ainda mais os blogs que seguirem Lola será em menos de vinte quatro horas sera seguido, assim como nos outros sites. Pro isso siga o blog de Lola e seja seguido, comente e seja falado!
    Venha participar desse novo blog e mania de menina da internet.
    Beijinhos de morango!!

    Essa propaganda tem todos os direitos autorais para o blog: O mundo secreto de Lola. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Incrivel como sempre Valentin, eu sempre me encanto com suas palavras, verdades ditas de forma tão sincera não machuca só fortalece, tem passagens no texto que são verdadeiros tapas de luvas rs... ah agradeço por me inspirar eu estou terminando um roteiro de peça teatral e tem uma cena tipo de colocando os pingos nos is e não conseguia visualizar um bom lugar para isso... rs gostei desse negocio de bar, rsrsrs, abraçso e obrigadoooo...

    ResponderExcluir